Últimos posts



Tem um tempinho que eu queria fazer esse post no blog, mas eu andava meio sem tempo. Hoje nós vamos falar sobre minimalismo e falar as diferenças entre o visual estético e o real estilo de vida, que é uma coisa que muitas pessoas confundem. 


Está em alta falar em minimalismo, mais ainda dizer que é minimalista. Mas vocês já pararam pra pensar nisso? Acredito que alguns sim e outros não!
A grosso modo, minimalismo é um conceito que vem ficando cada vez mais popular nos últimos anos e nada mais é do que a "redução". Mas isso não significa que você tem que viver em um apartamento minusculo sem uma TV, sofá e apenas com uma cadeira, não significa que você tem que andar com a mesma roupa a semana inteira, ter apenas três peças no seu guarda roupa e nem significa que você tem que vender o seu carro. Você tem que saber diferenciar o que você de fato precisa e o que você apenas quer. E isso inclui várias coisas, desde seu modo a se vestir como a fazer atividade física. É sobre levar a vida com menos estresse, ser um pouco mais leve, descobrir o que é essencial na sua vida, ter uma vida livre de excessos que não faz sentido pra você e isso inclui coisas materiais como coisas NÃO materiais. É fazer aquilo que te faz feliz.

Já que eu citei "redução", vou dar um exemplo claro pra todo mundo entender o que seria essa redução. Eu tenho mais de 30 batons, tenho rosa claro, rosa escuro, marrom, vermelho de umas 4 tonalidades diferentes, vinho, nude, preto e etc. Sendo que de todos esses meus batons, eu uso apenas uns 2 com muita frequência e mais 2 raramente. Agora me responde, se de 30 batons eu só uso 4, pra que eu preciso dos outros 26? Ao invés de gastar dinheiro com esses outros 26, eu não poderia investir em uma outra coisa que eu realmente precise?

Outra coisa que as pessoas confundem muito é que para ser minimalista você tem que usar apenas branco, preto e cinza ou cores que ornem com esses tons, mas esse pensamento é errado. Se você procurar dicas de looks minimalistas no pinterest sim, você vai achar looks minimalistas somente com essa paletas de cores ou pelo menos a maioria deles, mas isso não significa que você tem que abandonar o seu estampado ou deixar o seu xadrez de lado. Também não significa que a decoração da sua casa deve ser toda clean, como eu disse, minimalismo é você entender o que você de fato precisa e o que você apenas quer. Lembrando que a necessidade de fato de uma pessoa minimalista, pode não ser a necessidade de outro minimalista, as pessoas tem visão de vidas completamente diferentes, o que pode ser essencial pra mim, pode não ser essencial pra você. Isso tem que ser uma busca interna, você ver o que você realmente quer pra sua vida e o que não precisa.

O que o real minimalismo sempre destaca é que você deve diferenciar a influência do marketing na sua vida e do que você realmente precisa (desculpas se está ficando repetitivo, mas é que infelizmente muitas pessoas desconhecem sobre o assunto e falam coisas contrárias ao minimalismo de verdade).

Looks que a mídia vende como looks minimalistas.


Essas tonalidades são as tonalidades que eu uso no dia a dia desde que eu me entendo por gente, muito antes de eu sonhar o que era o minimalismo, e uso essas cores porque eu acho que essas cores combinam mais comigo, com a minha personalidade, com o meu estilo de vida.



Você realmente quer viver como minimalista? Separe as peças do seu guarda roupa que você não usa mais, as peças que não ornam com nenhum tipo de roupa, as peças que não são do seu estilo e doe todas. Também tente eliminar do seu dia a dia tudo aquilo que te faz mal, viva uma maneira com menos estresse e com mais felicidade, valorize as pequenas coisas da vida, chega de excessos. Será que você consegue ir por esse caminho?

Decoração que a mídia vende como minimalista



Lembrando também que não estou falando que esses looks acima ou decorações não são minimalistas e sim que não é só isso que define um estilo minimalista. O estilo está mais no ser do que no ter.

Pontos que devemos ressaltar:

  • Independente de marca o estilo, o desejo de simplicidade surge da aversão ao exagero. 
  • Minimalismo NÃO vai contra a moda, mas ensina a ser mais consciente sobre ela.
  • Não são as cores neutras: cinza, branco, preto, marrom e azul-marinho que vão determinar se você é ou não um minimalista.
  • Não usar acessórios não te faz minimalista.


"Minimalismo está ligado ao desprendimento dos excessos em favor da valorização do que é importante para encontrar a felicidade, satisfação pessoal e liberdade."

Então, é isso, pessoal. Não me aprofundei muito, só vim compartilhar um pouco o conceito do que é minimalismo de verdade. Espero que tenham gostado e tenham um ótimo final de semana.

Por: Lívia Santos

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *