Hábitos que ajudam a controlar a ansiedade

by - 15:00:00


A ansiedade é um problema que afeta milhões de pessoas. Alguns em um grau menor e outras em um grau muito maior. A ansiedade faz parte do nosso mecanismo de defesa, e é normal se preocupar com o futuro, mas ela deixa de ser normal quando ela atinge um grau muito alto e você passa a viver em função disso.

O que é a ansiedade?

A ansiedade é um mecanismo normal que nós temos ao se preocupar com situações que podem trazer um sofrimento físico e emocional. A ansiedade deixa de ser normal e se torna um problema quando essa preocupação com o futuro deixa de ser aquela comum que todos temos e se torna algo muito intenso e frequente.

Quais são os sintomas?

Vale ressaltar que em cada um os sintomas aparecem de um jeito, e geralmente você não tem todos os sintomas de uma vez só. É super importante você conhecer os seus sintomas para identificá-los enquanto acontecem e encontrar uma forma saudável de se acalmar.
Os sintomas mais comuns são ânsia de vômito, diarreia, sudorese, respiração curta e rápida, pernas trêmulas, dificuldades em dormir ou manter o sono, pensamentos negativos, baixa auto estima, dificuldades em confiar em si mesmo, dificuldades em lidar com incertezas, atenção difusa, medo de confiar em si mesmo, irritação, dificuldade de concentração.

Mas o que fazer para controlar a ansiedade?

O primeiro passo após identificar os sintomas, é procurar ajuda para eles não fugirem mais do controle. Há também alguns hábitos que ajudam muito no controle da ansiedade.

Que hábitos são esses?

1 - Cuide-se

Pense sempre em seu bem estar, tire um tempo para você, cuide de coisas que você considere suas prioridades. Geralmente a ansiedade mexe muito com a auto estima da pessoa e você fazer coisas para se sentir mais bonito(a), você vai passar a confiar mais em si. Procure cuidar da alimentação, corpo, pele, cabelo. A vaidade moderada faz bem.

2 - Se organize

Você pode se organizar anotando todas as suas tarefas do dia em uma agenda ou em um caderninho. Tire também um tempinho para lazer e imprevistos do dia, isso impede que a sua rotina se embole demais e que você fique mais ansioso.

3 - Se conheça

Autoconhecimento é tudo na vida. Trace pontos que devem ser mudados e melhorados. Descubra quais são suas fraquezas e comece a trata-las. Se abra com você, o autoconhecimento ajuda a controlar a ansiedade.

4 -  Escrita terapêutica

Escrever é uma forma de entrar em contato com os seus pensamentos, sentimentos, dores, comportamentos. Assim, você pode organiza-los e se ajudar a compreendê-los.  A escrita é utilizada com instrumento em diversos momentos de psicoterapia, como forma de registar o humor do dia, comportamentos, recordar momentos passados, planejar o futuro.
Quando estamos muito ansiosos, os pensamentos ficam confusos e se atropelam. Você também pode fazer atividades como desenhos e pinturas, mesmo que você não saiba desenhar ou pintar, apenas tente, isso ajuda aliviar a ansiedade e muito.

5 - Faça meditações.

Muita gente não acredita, mas a meditação é um santo remédio. Além dela diminuir a ansiedade, ela melhora a depressão, diminui frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora demais o sono.

6 - Beba Chás

Os chás contém uma substância sedativa suave que ajudam no autocontrole, principalmente os de melissa, erva doce e camomila. Maracujá também contem propriedades que acalmam, tanto a fruta quanto a folha.

7 - Escolha ambientes calmos quando estiver muito se sentindo muito ansioso.

A ansiedade está fortemente associada a compulsão. Quando for relaxar, principalmente durante as refeições, escolha lugares mais calmos, evite televisões, computadores e celulares. A nossa alimentação é muito importante, principalmente quando somos ansiosos demais, e se desligar da tecnologia e de lugares agitados enquanto estamos nos alimentando, nos ajuda a ter uma refeição mais tranquila, agradável e adequada.

8 - Exercícios físicos.

Sei que é mega chato para quem não gosta, mas você não precisa morar na academia para se exercitar. Você pode fazer pequenos exercícios, como alongamento, pode usar a esteira se tiver ou pode dar uma corridinha pelo bairro.

9 - Mantenha a mente ocupada.

Manter a mente ocupada é sempre, mesmo sendo difícil para um ansioso, assim, não terá espaço para a ansiedade.

10 - Evite bebidas com cafeínas.

Para quem é viciado em cafeína pode ser um problema no começo, mas a cafeína + a ansiedade é algo que não combinam nada nada. A cafeína é uma substância que ajuda a aumentar a sensação de nervosismo.

Um dos primeiros posts aqui do blog foi sobre ANSIEDADE, e eu falei sobre alguns tipos de ansiedade.

Uma coisa que eu não citei em 10 hábitos que ajudam a controlar a ansiedade é ouvir música, eu quando estou muito ansiosa eu PRECISO ouvir música, é uma das coisas que mais me ajuda. Quando estamos ansiosos, precisamos ouvir músicas calmas para que a gente possa ajustar os nossos pensamentos, diferente de quando estamos estressados, no estresse precisamos de algo mais agitado para sentir a adrenalina e colocar tudo pra fora, mas isso é assunto para um outros post :)

Preparei uma playlist com 10 músicas que me ajuda nos dias de ansiedade.


Bom, pessoal, é isso. Se alguém tiver muitos problemas com a ansiedade, procure ajuda, ansiedade é um assunto muito banalizado pela sociedade e muitos deixam de procurar ajuda por medo ou vergonha. Só quem sofre sabe o real problema.
Essa playlist me ajuda na ansiedade, espero que ajudem vocês também, beijão e até a próxima.

You May Also Like

0 comentários