Últimos posts



Olá, gente. Tudo bem? Tem muito tempo que eu não posto aqui no blog, né? Pois é, depois de um tempo sumida, decidi voltar e compartilhar minha experiência e os benefícios do implante anticoncepcional aqui no blog.

O que é o implante contraceptivo?
O implante anticoncepcional é um método contraceptivo de longa duração, em forma de bastonete que se insere debaixo da pele do braço e proporciona proteção de uma gravidez não desejada, durante 4 anos. O implante anticoncepcional deve ser prescrito e só pode ser inserido e retirado pelo médico ginecologista. Ele é colocado, preferencialmente, até 5 dias após o início da menstruação e pode ser comprado em qualquer farmácia, com preço entre entre 900 e 2000 reais (no Brasil).



Onde é colocado o implante? Pode desaparecer?
O implante é colocado pelo médico, com anestesia local, normalmente no braço esquerdo, debaixo da pele. O implante não desaparece.

Como é removido o implante?
O impante é colocado por baixo da pele, sendo perceptível ao toque, deve ser removido pelo médico, com anestesia local, através de um pequeno corte na pele.

O implante pode partir?
O implante é feito de um poliuretano revestido de hormonas, esta composição garante alguma flexibilidade como se fosse um pedaço de borracha, por isso é difícil que ele se parta, algumas mulheres têm referido isso, mas penso que se trata de uma falsa percepção, muitas vezes dada pelo aumento de tecido gordo à volta do implante.

Quais os efeitos secundários do implante?
Os efeitos secundários, mais frequentes, do implante são: infeção vaginal, dores de cabeça, acne, tensão mamária, menstruação irregular, ausência de menstruação, queda de cabelo e aumento de peso.

Que mulheres não devem colocar o implante?
As mulheres que não devem optar pelo implante são as que tenham problemas venosos, sejam fumadoras, tenham tumores mama, doença do fígado, hemorragias vaginais de causa desconhecida, diabetes, sejam obesas e estejam grávidas.

Estou a amamentar, posso pedir ao médico para colocar o implante?
Sim pode, como é um método contraceptivo hormonal sem estrogênios está indicado durante a amamentação ou no seguimento da pílula de amamentação.

O implante engorda?
O aumento de peso é um dos efeitos secundários do implante (cerca de 10% das mulheres). O implante aumenta a probabilidade de as mulheres terem mais peso. Esta probabilidade depende de mulher para mulher, dos estilos de vida, entre outros fatores. As mulheres obesas não devem usar o implante pois pode ter uma diminuição da eficácia.

É normal não ter menstruação com o implante hormonal?
Sim é normal, como o implante é um método progestogênico, não tem estrogênios, não causa menstruações regulares. Pelas suas características pode causar hemorragias vaginais irregulares durante alguns dias.

Que medicamentos interferem com o implante?
Os medicamentos que podem interferir com o implante são os antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina, macrólidos), remédios para hipertensão.

Posso engravidar com o implante?
Sim, se fizer algum medicamento que interfira com o implante. A mulher obesa tem uma diminuição nos métodos contracetivos hormonais.

Após colocar o implante depois de quanto tempo estou protegida?
Depois de colocar o implante deve utilizar preservativo ou manter a sua pílula (de acordo com o conselho médico) durante 7 dias, após este período pode ter a sua vida sexual normal. Após a inserção o implante inicia a libertação para o organismo da hormona progestogênica - etonogestrel.

Tenho o implante, estou a pensar em engravidar, posso tirar o implante? Engravido logo?Sim, pode tirar o implante. A mulher após retirar o implante pode engravidar, o tempo que demorará varia de mulher para mulher (depende de quanto tempo demoram os ovários a retomar a produção de hormonas e a restabelecer o ciclo menstrual).


Eu acredito que essas perguntas respondem um pouco das vantagens do implante anticoncepcional, né?
Possíveis efeitos colaterais 
Os efeitos colaterais do implante anticoncepcional incluem:
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Acne e alterações de humor;
  • Dor nas mamas, de cabeça e no local do implante;
  • Diminuição da líbido;
  • Tonturas e náuseas;
  • Cistos nos ovários em algumas mulheres;
Eu não tive nenhum efeito colateral e não senti nenhuma dor, mas algumas mulheres sentem um leve desconforto nos 4 primeiros dias.
Então, gente, é isso. Perguntas e respostas sobre esse método contraceptivo que eu indico a todo mundo.
Beijão e até a próxima!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *